Para ajudar com meus próprios estudos resolvi criar uma espécie de guia rápido, um resumo sobre o autor Max Weber. Eventualmente virão novos posts sobre autores. Se interessar, que te ajude também! Utilizei para escrever o resumo livros, artigos e vídeos-aula do youtube. Vou iniciar contextualizando o autor para depois entrar no livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo" de 1904. Utilizei como base de estudos o vídeo do café filosófico de Gabriel Cohn que anexarei no final do texto. Transcrevi as partes mais importantes da entrevista e que me ajudou a entender os pontos de Weber, Durkheim e Marx.
Max Weber (alemão, 1864- 1920) assim como
Émile Durkheim (francês, 1858-1917) estava emerso a um contexto emergente da
sociedade capitalista industrial do século XIX, as crises econômicas, o
conflito entre burguesia e proletariado, a exclusão da terra dos camponeses, o
surgimento de problemas urbanos e ambientais devido ao rápido crescimento
populacional, entre outros acontecimentos que refletiram na obra de Max Weber e
Émile Durkheim. Contudo, Durkheim se difere de Weber por pensar em um Estado
forte e tendo como referencia uma sociedade já solidamente construída (a
França), enquanto a Alemanha de Weber acabava de se unificar. Portanto para
Durkheim a sociedade não era problema, pois já era uma base muito concreta, o
que preocupava Durkheim era tudo aquilo que poderia contribuir para desagregar
e desintegrar a sociedade, sendo o contrário da perspectiva weberiana, onde ele
se alimenta do caráter problemático da construção de uma sociedade de um estado
forte. A Alemanha na virada do século XIX para XX primeiro estava unificada e
sob hegemonia prussiana, tinha atravessado um processo fundo e rápido de
industrialização (algo parecido estava acontecendo na Rússia, no mesmo período,
onde também ocorria um processo rápido de industrialização). A Alemanha passa
por esse período turbulento e apressado de industrialização ao mesmo tempo em
que se constitui como estado nacional, organizando-se em termos que
correspondia em grande medida a um grande princípio organizador da sociedade
que havia sido herdado do século passado (XIX), que é o período de Karl Marx.
No caso não era o princípio da organização nacional mais o princípio da
organização da sociedade por classes. A Alemanha percorre em um período muito
curto a organização conflitiva conforme 2 princípios: 1° organiza o maior
movimento operário do mundo a partir do Partido Social Democrata fortíssimo,
que entra no século XX bastante vigoroso e junto com isso busca a sua afirmação
na Europa como Estado Nacional. As duas coisas em vários momentos conflitam
como em 1914, quando a social democracia da Alemanha austríaca raxa porque
entra diante do dilema que se deve manter seus princípios internacionalistas e
não votar a favor de créditos de guerra que resultaria na Primeira Guerra
Mundial. O que significa a preocupação weberiana? Significa que para ele a
questão constante é a das formas de organização da sociedade e da sua
unificação política, como algo que se tem que fazer, que se esta em andamento,
que não está garantido, como algo que se esta em constante desafio e isso alimenta
toda a reflexão weberiana. Como nos diz Gabriel Cohn. Weber vai estar
preocupado com o movimento da aranha mais do que com a arquitetura da
teia.
Weber esta preocupado com o tema que se
articula com o pensamento de Marx que é: "Quais são as dificuldades, as
possibilidades, eventualmente para a constituição de um grande sujeito
histórico, ou seja, de grupos sociais que sejam capazes de atribuir um certo
sentido a história, de dirigir uma sociedade a um certo rumo, de organiza-la em
função de um determinado projeto." Essa era uma preocupação de Marx no século
XIX, só que ele respondia em termos do que seria no entender dele a organização
de classe na sociedade e é este também o tema Weberiano, só que no caso dele
refrata diretamente sobre a Alemanha e a questão dele é: quem está em
condições, quem é o grupo social que dentro da Alemanha esta em condições de
dirigir essa sociedade no reino da constituição de um estado nacional soberano
forte? A resposta primeira de Weber é que a Alemanha não tem nenhum grupo, nenhuma
classe social que saberá imprimir a essa sociedade um rumo no sentido de
realmente fazer a diferença no cenário internacional. Weber acreditava que pela
localidade da Alemanha e pelo seu tamanho a posição na Europa, era o seu
destino ser um estado forte, fazer a diferença no cenário internacional. Isso
significa que ele não vai ficar preocupado com as estruturas já montadas (a
arquitetura da teia), significa que vai estar preocupado com as ações e com os
agentes dessas ações (o movimento do aranha). No caso de Weber o processo já
está em andamento, a grande estrutura não está montada, o processo esta em
andamento, a sociedade não é plenamente construída, portanto, não é por aí que
se pode falar, tem que se colocar toda ênfase sobre quem age e que modalidades
de ações estão sendo executadas. Essa ênfase de no interior das sociedades
haver modalidades inovadoras de ação, modalidades que indiquem rumos a seguir,
mas que não sejam simplesmente rotineiras e repetitivas, isso, em grande medida, alimenta a reflexão weberiana que vai conduzi-lo a discutir longamente o
problema da burocracia, que é uma realidade fundamental nas sociedade modernas,
uma burocracia racionalmente organizada, com estatutos legais bem definidos e
que funcione de maneira eficiente, sabendo também que a boa administração por
melhor que seja não resolve o problema político. Uma parte do pensamento
weberiano gira em torno desse jogo complexo entre aquilo que ele chama de corpo
administrativo, que permite fazer funcionar qualquer sociedade e que tem que
ser altamente qualificado, e, a questão política que é a capacidade primeira de
fazer funcionar o corpo administrativo, formular exigências que ela sozinha não
formula e a segunda formular o programa para o conjunto da sociedade, formular
objetivos, projetos.
O pensamento weberiano é visceralmente
político, a rotina entra como um componente fundamental para que as coisas
funcionem, sobretudo, quando organizado em termos burocratas, mas, o que
importa não é apenas o funcionamento eficaz, mas sim a direção, que significa,
que haja um agente, uma ação capaz de formular objetivos. O que acaba fazendo
Weber formular uma teoria da ação pensada como uma atividade orientada para um
objetivo que da o sentido a ação. Weber vai querer saber o que é buscado nas
próprias ações pelos agentes, o que é construído pelos agentes ao longo do
exercício da sua ação. As múltiplas linhas de ação que são feitas por
incontestáveis agentes, elas tecem, de uma maneira complexa, o que se chamaria
de tecido social. Elas são tecidas por agentes que estão em busca de uma meta e
que se cruzam de mil maneiras, dessa forma, tentam estabelecer relações entre
ações que se estabelecem de diversas maneiras para perceber se elas realmente
se cruzam de algum modo.
Marx acredita que haveria apenas uma área
de ação que permearia todo resto, que seria a ação econômica, que determinaria
o rumo das demais e o que Weber está dizendo é que nenhuma orientação de ação
que o adote, por si só, garante uma outra ou imprime trajetória, o problema é saber
se entre algumas em algum momento uma se torna importante para a outra. Cada
uma delas tem uma trajetória segundo Weber, indo contra Marx nesse sentido.
- O Vídeo onde pode encontrar mais sobre é esse: https://www.youtube.com/watch?v=qU_zUBTsILQ
Resumindo "A ética protestante e o espírito do capitalismo" em específico, da pra entender a ideia de Weber dita acima no interior do livro. É o modo pelo qual Weber analisa determinado momento histórico. Entre o modo como determinadas populações europeias orientam a sua ação religiosa e o modo como orientam a sua vida econômica. O modo peculiar de como determinadas correntes do protestantismo levavam os homens a procurar indícios de sua salvação, se articulavam de uma maneira importante, de maneira significativa, como o modo pelo qual esses mesmos homens, se comportavam, se orientavam, conduziam a sua ação, a sua conduta, na área econômica. A ideia básica é a de que havendo uma insegurança fundamental sobre si, você vai ou não ser salvo após a morte? Se você esta entre aqueles predestinados a salvação. Havendo uma insegurança fundamental sobre isso, você é levado a orientar a sua conduta numa área onde os resultados são palpáveis e a área econômica é ótima pra isso, porque ela permite avaliar resultados que são claros na área econômica. O que significa que o protestante vai se esforçar cada vez mais para obter o máximo daquilo que depende dele, que é a área econômica, obter o máximo de sucesso, porque quanto mais naquilo que depender de mim eu obtiver sucesso, mais plausível se torna a ideia de que se esta fadado ao sucesso em outra área também, como, a religiosa. Ou seja, importa ou não para mim enquanto empresário que eu seja um bom integrante da igreja x? O que Weber esta preocupado é em acompanhar esse jogo intrincado em que os n fios vão se tecendo e eventualmente por esses ou aquele significados que um tenha para o outro vão se entrecruzando e aos poucos constituindo essa teia de relações que é a sociedade.
-Para Weber o capitalismo surge a partir do pensamento capitalista. Para ele são as ideias que mudam o mundo, para ele o capitalismo surge do espírito do capitalismo, ou seja, da ética capitalista.
-Para os calvinistas o nosso destino, se vamos para o céu ou para o inferno já está traçado, se já estamos predestinados, como saber se somos os escolhidos de Deus? A resposta está na ação econômica, o sucesso no trabalho ou a resistência ao pecado é um sinal de que você é o escolhido de Deus.
-Dessa forma, os calvinistas agem visando o lucro, reinvestindo. Para ele o protestante acumula dinheiro não para gastar, mais para reinvestir, a valorização do trabalho, do negócio, tudo isso geraria a ética capitalista que geraria o capitalismo.
Vou anexar aqui um artigo que achei interessante falando sobre a "objetividade" do conhecimento nas ciências sociais para Weber: http://csonline.ufjf.emnuvens.com.br/csonline/article/viewFile/2260/1607
- O Vídeo onde pode encontrar mais sobre é esse:
Resumindo "A ética protestante e o espírito do capitalismo" em específico, da pra entender a ideia de Weber dita acima no interior do livro. É o modo pelo qual Weber analisa determinado momento histórico. Entre o modo como determinadas populações europeias orientam a sua ação religiosa e o modo como orientam a sua vida econômica. O modo peculiar de como determinadas correntes do protestantismo levavam os homens a procurar indícios de sua salvação, se articulavam de uma maneira importante, de maneira significativa, como o modo pelo qual esses mesmos homens, se comportavam, se orientavam, conduziam a sua ação, a sua conduta, na área econômica. A ideia básica é a de que havendo uma insegurança fundamental sobre si, você vai ou não ser salvo após a morte? Se você esta entre aqueles predestinados a salvação. Havendo uma insegurança fundamental sobre isso, você é levado a orientar a sua conduta numa área onde os resultados são palpáveis e a área econômica é ótima pra isso, porque ela permite avaliar resultados que são claros na área econômica. O que significa que o protestante vai se esforçar cada vez mais para obter o máximo daquilo que depende dele, que é a área econômica, obter o máximo de sucesso, porque quanto mais naquilo que depender de mim eu obtiver sucesso, mais plausível se torna a ideia de que se esta fadado ao sucesso em outra área também, como, a religiosa. Ou seja, importa ou não para mim enquanto empresário que eu seja um bom integrante da igreja x? O que Weber esta preocupado é em acompanhar esse jogo intrincado em que os n fios vão se tecendo e eventualmente por esses ou aquele significados que um tenha para o outro vão se entrecruzando e aos poucos constituindo essa teia de relações que é a sociedade.
-Para Weber o capitalismo surge a partir do pensamento capitalista. Para ele são as ideias que mudam o mundo, para ele o capitalismo surge do espírito do capitalismo, ou seja, da ética capitalista.
-Para os calvinistas o nosso destino, se vamos para o céu ou para o inferno já está traçado, se já estamos predestinados, como saber se somos os escolhidos de Deus? A resposta está na ação econômica, o sucesso no trabalho ou a resistência ao pecado é um sinal de que você é o escolhido de Deus.
-Dessa forma, os calvinistas agem visando o lucro, reinvestindo. Para ele o protestante acumula dinheiro não para gastar, mais para reinvestir, a valorização do trabalho, do negócio, tudo isso geraria a ética capitalista que geraria o capitalismo.
Vou anexar aqui um artigo que achei interessante falando sobre a "objetividade" do conhecimento nas ciências sociais para Weber: http://csonline.ufjf.emnuvens.com.br/csonline/article/viewFile/2260/1607
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